Moradores de São Mateus (SP) denunciam contaminação por Polo Petroquímico

São Mateus sofre com contaminação – Há mais de 50 anos os efeitos da poluição provenientes da operação das indústrias do Polo Petroquímico de Capuava, na Região Metropolitana de São Paulo, vêm fazendo vítimas silenciosas entre os moradores de Santo André, Mauá e na capital no distrito do Parque São Rafael, em São Mateus. “O céu parece o inferno”, denuncia uma moradora.

O movimento Ecotrabalhista, ligado ao PDT de São Paulo esteve na região de São Mateus, periferia da capital paulista, para realizar uma campanha de conscientização com a população local e ouvir relatos dos moradores que convivem diariamente com os gases altamente tóxicos e com os particulados emitidos pela indústria na região.

“São diversos os problemas de saúde e meio ambiente que encontramos aqui, o mais grave deles é a Síndrome de Hashimoto que causa câncer de tireoide nas pessoas” destacou a presidenta do movimento na cidade de São Paulo, Barbara Panseri, que ainda destacou ter encontrado durante a visita 10 pessoas diagnosticadas com a doença.

A tireoidite de hashimoto é uma doença autoimune em que a pessoa começa a construir anticorpos contra sua própria tireoide, glândula endócrina que realiza importantes funções metabólicas no organismo. O que se assiste a partir daí é um processo de destruição e o organismo começa a ser agredido pelos próprios anticorpos.

Assista ao relato de Barbara Panseri sobre o cenário que encontrou e as ações propostas pelo movimento para a região:

“O céu parece um inferno”: é desse modo que Milena Machado, moradora do bairro Sônia Maria em Mauá, descreve o cenário criado pela emissão de poluentes. Moradora da região desde que nasceu, ela diz que nada é feito para conter o drama vivido na região.

A contaminação já foi alvo de estudos e o polo foi multado inúmeras vezes ao longo das últimas décadas de contaminação. Com a nova multa aplicada pela Cetesb na semana passada, pouco mudou. Ainda em 2008, a Secretaria de Saúde de São Paulo divulgou estudo abordando o drama e comparando a prevalência da doença na região do Polo e a prevalência da doença em uma área controle [em Diadema].

Foram examinadas para o estudo 781 pessoas residentes no entorno do Polo Petroquímico, em bairros das cidades de São Paulo, Mauá e Santo André, e outras 752 pessoas residentes no bairro Serraria, no município de Diadema, região industrializada também localizada na Grande São Paulo e escolhida por ter características semelhantes às do Polo, embora sem indústria petroquímica.

Foi aplicado um questionário a todos os participantes, além de ser colhido exame de sangue e urina para dosagem de iodo. Em 10% da população foi colhido sal de cozinha que estava.

O que encontraram foi realmente uma prevalência um pouco maior no polo do que na área controle. Outros fatores chamaram a atenção dos pesquisadores, como a elevada taxa de outros tipos de problemas de tireoide e dos níveis de iodo na urina encontrada em ambas as áreas estudadas.

Tem um relato ou denúncia para compartilhar sobre a situação na região? Fale conosco pelo pauta@brasilindependente.com.br ou então entre em contato direto com a presidenta do movimento Ecotrabalhismo do PDT na cidade de São Paulo Barbara Panseri.

Estudo afirma que quase 600 mil pessoas já morreram de covid no Brasil

Estudo da Universidade de Washington indica que o número de mortes causadas diretamente pela Covid-19 é mais do que o dobro do oficialmente registrado no mundo e, pelos cálculos dos cientistas do Instituto de Avaliação de Métricas de Saúde da universidade, que tem se destacado por suas projeções certeiras desde o início da pandemia, já são 595.903 mortos no Brasil, 6,9 milhões no mundo.

Leia a matéria completa aqui.

Líderes sindicais dizem que Jacarezinho foi ‘Carandiru a céu aberto’: “Brasil não pode virar cemitério do mundo”

Após a operação policial mais letal do Rio de Janeiro, na favela do Jacarezinho na quinta (6), líderes sindicais se manifestaram pedindo investigação.

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos fez críticas à violência policial no Rio de Janeiro e pediu investigações imparciais sobre a ‘chacina do Jacarezinho’, que deixou ao menos 25 mortos nesta quinta-feira (6). A entidade diz que o caso confirma o uso excessivo da força por parte de policiais no Rio.

Leia a matéria completa aqui.

Ciro Gomes se indigna com ‘chacina’ da polícia no RJ

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) demonstrou indignação e revolta ao comentar a ‘chacina do Jacarezinho’, operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, ocorrida nesta quinta-feira (06) e que deixou 25 mortos. “O que aconteceu hoje na comunidade do Jacarezinho é um Carandiru a céu aberto, uma nova Candelária”, escreveu Ciro nas redes sociais.

Leia a matéria completa aqui.

Quando presidente, Lula defendeu operação com 19 mortos: “Não se enfrenta bandido com rosas”

Nesta quinta-feira (06), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu mensagem em suas redes sociais em que lamenta a operação policial que acabou com 25 mortos na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, adotando uma postura totalmente diferente da que teve quando era presidente do país, em 2007, e defendeu uma operação policial que deixou 19 mortos. “Não se enfrenta bandido com rosas”, disse Lula na época.

Leia a matéria completa aqui.

Sergio Moro desiste de disputar a Presidência da República

Diante das expectativas geradas em torno do seu nome, o ex-ministro Sérgio Moro, apesar da esperança de alguns aliados, informou ao seu empregador, a consultoria Alvarez & Marsal, que não será candidato ao Palácio do Planalto em 2022. É carta totalmente fora do baralho.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Compartilhe

Written by:

1.708 Posts

Siga nossas redes! https://linktr.ee/brasilindependente
View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.