Bolsonaro ataca senador da CPI: “Não tem o que fazer não, ô, saltitante?”

Bolsonaro ataca senador  – O presidente Jair Bolsonaro disparou um ataque homofóbico ao vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que propôs a convocação do presidente da República. “Não tem o que fazer não, ô, saltitante?”, disse.

Bolsonaro voltou a criticar o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, que apura omissões no combate à pandemia. Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (27), Bolsonaro rechaçou um projeto de lei de autoria de Aziz que tipifica como crime a prescrição de produtos terapêuticos ou medicinais sem comprovação científica.

No PL 1912/2021, Aziz propôs a detenção entre seis meses e dois anos para quem “prescrever, ministrar ou aplicar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem a comprovação científica de sua eficácia no tratamento da doença apresentada pelo paciente”. O texto, porém, foi retirado das proposições, por solicitação do próprio senador.

Bolsonaro reclamou do projeto porque está comprometido com a propaganda da cloroquina para o tratamento da Covid-19, mesmo sem eficácia comprovada.

LEIA: Presidente da Câmara, Lira analisa pedidos de impeachment contra Bolsonaro
LEIA: Rejeição à Bolsonaro dispara, sobe 5 pontos em 15 dias e atinge 59%, diz pesquisa

“Se um médico prescrevesse aquilo para mim, tu sabe o que ia acontecer com esse médico? Três anos de cadeia. Três anos para o médico que prescrevesse aquilo que eu tomei e fiquei bom para combater a Covid-19”, disse Bolsonaro. “Se eu voltasse a falar aquilo que eu mostrei para a ema, eu também pegaria três anos de cadeia.”.

Em seguida, Bolsonaro fez uma série de ironias sobre a atuação do parlamentar.

“Omar Aziz, parabéns, Omar Aziz, presidente da CPI. Tu, que é do estado do Amazonas, tô no teu estado aqui. Que vergonha, hein?”, debochou. “Anteontem eu divulguei o projeto, não critiquei, apresentei e disse ‘teça seus comentários’, não falei nada. Trinta minutos depois, o Omar retirou o projeto, tá aqui o requerimento dele, em caráter definitivo. Esse é o presidente da CPI.”.

LEIA: Opinião: Entenda a polêmica do voto impresso no Brasil
LEIA: Ciro Gomes lembra que Brizola defendia voto impresso: “Nosso líder imortal”

O presidente disse que vetaria o projeto caso fosse aprovado no Parlamento e aproveitou para alfinetar a CPI.

“Olha, eu não tô criticando o Senado, não, nem criticando todas as CPIs. Tem brilhantes parlamentares na CPI da Covid. Agora, Omar Aziz, pelo amor de Deus, né… Eu não quero entrar em detalhes aqui para discutir como era a saúde no teu estado no tempo em que o senhor foi governador aqui. E o que aconteceu depois, quem administrou a saúde no seu estado, não vou entrar em detalhe. Mas o projeto foi retirado 30 minutos depois que eu divulguei nas mídias sociais.”.

LEIA: Fogo atinge ala para covid de hospital e incêndio deixa 4 mortos

Bolsonaro questionou, com tom irônico, se Aziz “não tem assessoria para falar ‘olha, você está interferindo na questão do off-label“, referindo-se ao tratamento de um paciente com um medicamento sob uso divergente do que consta na bula, ou seja, com outra finalidade. A prática é legalizada, mas estudiosos apontam perigos para a sua adoção no caso da cloroquina para a Covid-19.

O presidente, então, tornou a criticar Aziz.

LEIA: Pesquisa do DEM aponta movimento “nem Bolsonaro, nem Lula”
LEIA: Desemprego bate recorde e atinge quase 15 milhões de brasileiros

“Omar Aziz, pelo amor de Deus, Omar Aziz, encerra logo essa CPI e vem aqui fazer outra coisa. Ficar no Senado, pelo amor de Deus. Podia dizer quem foi que te assessorou, né? Vocês querem tanto saber quem é que me aconselha”, disse, sugerindo que o pastor Silas Malafaia seja convocado à CPI. “Convoca o Malafaia, pô, tão com medo do Malafaia? Ou tá com medo dos evangélicos?”, pediu.

Bolsonaro também fez ataques homofóbicos ao vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que propôs a convocação do presidente da República.

“Agora, tem uma saltitante na comissão querendo me convocar. É brincadeira, né? Ô, saltitante! É brincadeira, não tem o que fazer não, ô, saltitante?”, agrediu o presidente.

Fonte: Carta Capital

Microempresários pagam juros 6 vezes maiores em relação a grande empresa

Os juros médios anuais cobrados das empresas pelos bancos têm diminuído desde 2017. Entretanto, os MEIs (microempreendedores individuais) e as microempresas pagaram taxas seis vezes maiores do que as grandes empresas em 2020. As pequenas empresas pagaram juros 4,4 vezes maiores.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Siqueira, presidente do PSB, defende voto impresso

O PSB defende que seja adotada a impressão dos votos junto às urnas eletrônicas. Segundo o presidente da sigla, Carlos Siqueira, trata-se de uma maneira a mais de auditar os resultados das eleições afastando cada vez mais hipóteses de fraudes. “Eu não consigo entender é o porquê de o voto não ser impresso”, disse ao Poder360.

Leia a matéria completa aqui.

Deputado bolsonarista pede extinção da UERJ em projeto no RJ

O deputado Anderson Moraes (PSL-RJ) anunciou nesta terça-feira (25) que protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei onde realiza um pedido para extinguir a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leia a matéria completa aqui.

Brizola era a favor das urnas eletrônicas?

Leonel Brizola comparava as urnas eletrônicas brasileiras com a argola que se põe no nariz do touro para puxá-lo por uma corda, docilmente, para onde o seu dono quiser. Brizola usou essa imagem rural, como gostava de fazer na política, no programa do PDT que foi ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão no dia 28 de junho de 2001, quase totalmente dedicado à fragilidade do voto eletrônico. Nessa ocasião ele alertou, profeticamente, que os chamados ‘negócios da China’ tinham se tornado “negócios do Brasil”, por conta das privatizações neoliberais iniciadas no governo Collor, aceleradas por Fernando Henrique, retomadas por Michel Temer e reaceleradas pela dupla Paulo Guedes/ Bolsonaro.

Leia a matéria completa aqui.

Facebook Comments Box
Compartilhe

Written by:

1.383 Posts

View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *