Kajuru: “Não tenho dúvidas, CPI da Covid pode chegar a fatos graves”

Em entrevista ao Metrópoles, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) afirmou que a CPI da Covid, instaurada no Senado Federal por ordem do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, pode chegar “a fatos graves” contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por omissão no enfrentamento à pandemia de coronavírus no Brasil.

Sem descartar um possível processo de impeachment, o parlamentar disse esperar punições ao governo federal e comentou que os fatos apurados pela CPI devem ser levados à Justiça.

“Eu não penso em impeachment sem começar a CPI. Porque o impeachment só pode ocorrer com uma prova cabal e grave. Falar em impeachment, como vários políticos falam, toda hora – eu não faço isso, eu não cometo essa irresponsabilidade”, afirma Kajuru.

“O que o presidente Bolsonaro prometeu e está cumprindo é não haver corrupção no seu governo. Ainda não teve prova de uma corrupção. A CPI pode chegar a fatos graves, eu não tenho dúvida. Se ela for feita independente, sem revanchismo, ela poderá ser uma CPI consagrada, respeitada, e não terminar ‘em pizza’”, declara.

Ao jornalista Tácio Lorran, Kajuru disse que Bolsonaro não foi o único a cometer “erros graves” no enfrentamento à pandemia, e também citou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Lembrando de ocasiões em que o chefe do Executivo definiu a Covid-19 como uma “gripezinha” e incitou aglomerações, Kajuru citou que senadores não serão os responsáveis por promover um pedido de impeachment, apenas averiguar se houve crime de responsabilidade. A decisão, completou, caberá à Justiça.

“O presidente, primeiro, declarou que era uma ‘gripezinha’. Depois, declarou que não iria vacinar para não virar jacaré. Depois, o filho declara que quem quiser usar máscara ‘enfia naquele lugar’. Depois, o presidente diz que não compraria vacina da China. Depois, o governo – o Ministério das Relações Exteriores, o que foi demitido – fez ofensas a países que poderiam estar nos ajudando há muito tempo, vendendo vacina para nós já, há muito tempo. Teríamos poupado várias vidas, e não estarmos vivendo esse perigo constante de chegarmos aí a cinco mil mortes diárias e chegarmos a meio milhão de mortes. Principalmente o desrespeito à ciência, à saúde. Não usar máscara foi um péssimo exemplo, não se higienizar foi um péssimo exemplo, as aglomerações um péssimo exemplo, a demora para compra de vacinas foi um desrespeito” – Jorge Kajuru, sobre a CPI da Covid

Kajuru CPI Covid
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

“Esses fatos são para você colocar a irresponsabilidade que o governo teve. Quem vai julgar se isso é crime de responsabilidade, eu insisto: não é senador, é a Justiça. Os senadores que integram a CPI vão apontar o crime de responsabilidade; se tiver prova cabal, caberá à Justiça averiguar”, completa.

Tabata Amaral vota a pela reabertura de escolas na pandemia; Frota vota contra

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) votou pela reabertura de escolas durante a pandemia do coronavírus nesta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados. Alexandre Frota votou contra o texto do Projeto de Lei Nº 5595/2020, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF), que passa a considerar a educação como “atividade essencial” e assim autoriza o retorno das atividades escolares em caráter presencial. A proposta foi aprovada. Leia a matéria completa aqui.

Paulo Guedes vira alvo dentro do governo Bolsonaro

Paulo Guedes está mais solitário do que nunca e virou alvo dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O grupo dos que lhe fazem oposição e críticas acerbas, que há meses atrás tinham apenas Onyx Lorenzoni e Rogério Marinho na linha de frente, não para de crescer. Leia a matéria completa aqui.

Bolsonaro se irrita no ‘cercadinho’ e abandona conversa com apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar nesta terça-feira (13) contra as medidas de isolamento social adotadas para frear a pandemia de covid-19 e, para uma claque agitada, o chefe do Executivo se queixou de críticas direcionadas ao seu governo. Bolsonaro chegou a abandonar a conversa com os simpatizantes no ‘cercadinho’ após ter sido interrompido mais de uma vez. Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Compartilhe

Written by:

1.690 Posts

Siga nossas redes! https://linktr.ee/brasilindependente
View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.