Após 10 dias de conflitos e mortes, Israel e Palestina iniciam cessar-fogo

Cessar-fogo entre Israel e Palestina – Um cessar-fogo “mútuo e simultâneo”, mediado pelo Egito, será iniciado às 2h de sexta-feira (20h de quinta-feira em Brasília), anunciaram Israel e a Palestina nesta quinta (20).

A maior escalada de violência na região nos últimos anos teve início no dia 10, e deixou pelo menos 244 mortos em dez dias, sendo 232 em Gaza e 12 em Israel.

Um acordo vinha sendo tentado há dias, com pressão internacional principalmente sobre Israel, embora o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu continuasse afirmando que continuaria a ofensiva até devolver “calma e segurança” aos cidadãos israelenses.

Após várias conversas com Netanyahu, nesta quinta-feira o presidente dos EUA, Joe Biden, falou por telefone com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, segundo a Casa Branca. O Egito foi o interlocutor nas negociações por ter acesso ao Hamas.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, enviou duas delegações de segurança para os territórios israelense e palestino para trabalhar em busca da suspensão do conflito.

A França havia divulgado uma resolução da ONU ampliando a pressão sobre os EUA para que o país exigisse um cessar-fogo e emitiu uma declaração conjunta com o Egito e a Jordânia que “exortava as partes a concordarem imediatamente com um cessar-fogo”.

LEIA: Privatizar Eletrobras custará aos consumidores R$ 20 bi a mais por ano

Na quarta-feira, uma autoridade graduada do Hamas disse que esperava que Israel e os militantes de Gaza chegassem a um cessar-fogo “dentro de um ou dois dias”. “Acredito que os esforços contínuos em relação ao cessar-fogo terão sucesso”, afirmou Moussa Abu Marzouk, do Hamas, durante uma entrevista à TV al-Mayadeen, do Líbano.

O comunicado israelense deixa claro que a paz, porém, pode ser temporária. Leia a seguir:

“O Gabinete de Segurança se reuniu esta noite. O Gabinete de Segurança Política aceitou unanimemente a recomendação de todos os agentes de segurança, o chefe do estado-maior, o chefe do Shin Bet (agência de segurança interna), o chefe do Mossad (inteligência estrangeira) e o chefe do Conselho de Segurança Nacional, para aceitar a iniciativa egípcia de um cessar-fogo incondicional bilateral, que entrará em vigor em uma data posterior.

O chefe do Estado-Maior, o setor militar e o chefe do GSS revisaram perante os ministros as grandes conquistas de Israel na campanha, algumas das quais sem precedentes.

A ala política enfatiza que a realidade concreta determinará a continuação da campanha”.

Fonte: G1

Ciro Gomes sobre ser “destemperado”: “Não podem me chamar de corrupto”

O ex-ministro Ciro Gomes publicou um vídeo nesta quinta-feira (20) onde responde às críticas de que é “destemperado”. “Como não podem dizer que sou corrupto ou que sou incompetente, alguns dizem que sou destemperado.”, se defende Ciro.

Assista o vídeo e veja matéria completa aqui.

Vídeo: Apresentadora do Jornal Nacional chama Bolsonaro de ex-presidente

A jornalista e apresentadora do Jornal Nacional, da TV Globo, Renata Vasconcellos se referiu ao presidente Jair Bolsonaro como “ex-presidente” durante o telejornal dessa quarta-feira (19). Logo depois, ela se corrigiu.

Veja o vídeo e leia a matéria completa aqui.

Covid-19: Confirmados casos da variante indiana no Maranhão

O governo do Maranhão confirmou os primeiros casos de infectados pela variante indiana da covid-19. Ela foi identificada em tripulantes do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no estado, que saiu da África do Sul.

Leia a matéria completa aqui.

Variante Indiana: rio Ganges vira ‘cemitério’ com corpos flutuantes ou enterrados às margens

Centenas de corpos têm sido encontrados flutuando no rio ou enterrados nas areias de suas margens. Moradores próximos das áreas onde esses corpos desaguam, no Estado de Uttar Pradesh (norte), creem que eles são de pacientes que não resistiram à covid-19.

Leia a matéria completa aqui.

Morte de Maradona: Justiça acusa sete pessoas por homicídio doloso

As investigações sobre a morte de Diego Maradona seguem acontecendo na Argentina. Segundo a agência EFE, sete pessoas foram acusadas de homicídio simples e doloso.

Leia a matéria completa aqui.

Citado na CPI, virologista francês assumiu em janeiro que cloroquina é ineficaz

Principal promotor da hidroxicloroquina como tratamento para a Covid-19, o médico e microbiologista francês Didier Raoult admitiu pela primeira vez que a substância não reduz a mortalidade ou agravamento da doença. O pesquisador fez a afirmação em uma carta publicada em 4 de janeiro no site do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, da França.

Leia a matéria completa aqui.

Dobradinha ‘Ciro e ACM Neto’ bate ‘Lula e Jaques Wagner’ na Bahia, diz pesquisa

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, realizado entre os dias 12 e 15 de maio em 188 municípios da Bahia aponta que uma ‘dobradinha’ entre Ciro Gomes (PDT) e ACM Neto (DEM) bate ‘Lula e Jaques Wagner’ na Bahia, diz pesquisa.

Leia a matéria completa aqui.

Sem autorização da Anvisa, lote da Sputnik V produzida no Brasil será exportada para América Latina

O Instituto Gamaleya informou hoje que foi produzido o primeiro lote da vacina Sputnik V no Brasil pela União Química. Agora, as doses serão exportadas para outros países vizinhos que já aprovaram o seu uso na imunização contra covid-19.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Facebook Comments Box
Compartilhe

Written by:

1.378 Posts

View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *