Em meio à crise com Forças Armadas, Brasil registra 3.780 óbitos por covid em 24 horas

Um dia após o general da reserva Fernando Azevedo e Silva anunciar que deixaria o comando do Ministério da Defesa, a pasta confirmou nesta terça-feira a troca de comando das Forças Armadas brasileiras ―Exército, Marinha, Aeronáutica.

A saída conjunta dos militares, anunciada nesta terça-feira, aprofunda a crise institucional do Governo de Jair Bolsonaro, que um dia antes promoveu uma reforma ministerial, alterando o comando de seis ministérios. A crise institucional ocorre no dia em que o país bate um novo recorde de mortes por covid-19, com 3.780 óbitos em 24 horas e 317.646 vítimas durante toda a pandemia.

O Estado de São Paulo registrou 1.209 novas mortes por coronavírus em 24 horas, também o maior número diário desde o início da pandemia.

Fonte: El País

Câmara nega ampliar poderes de Bolsonaro; oposição fala em ‘golpe’

O líder do PSL na Câmara dos Deputados, Vitor Hugo (GO), defendeu nesta terça-feira (30), em reunião de líderes partidários, a votação no plenário de um projeto de lei que, se aprovado, daria ao presidente Jair Bolsonaro o poder de acionar, durante a pandemia, o dispositivo da chamada “mobilização nacional”.

O mecanismo de mobilização nacional é previsto na Constituição e foi regulamentado em lei específica para o caso de agressão estrangeira. Pelo projeto, a crise na saúde pública poderia ser usada como motivo para a mobilização.

Na prática, o texto estabelece que, nesse caso, o chefe do Executivo poderá tomar medidas que incluem, entre outras, a intervenção nos fatores de produção públicos e privados; a requisição e a ocupação de bens e serviços; e a convocação de civis e militares para ações determinadas pelo governo federal.

A proposta diz ainda que caberá ao presidente da República definir o “espaço geográfico do território nacional” em que as medidas de combate à pandemia seriam aplicadas.

Em reunião com os demais líderes partidários, não houve acordo para a inclusão da proposta na pauta da sessão da Câmara desta terça.

Veja a matéria completa aqui.

Compartilhe

Written by:

1.631 Posts

Siga nossas redes! https://linktr.ee/brasilindependente
View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.