Cidadania aciona PGR contra Bolsonaro e Pazuello por recusa de vacinas

Recusa de vacinas – O Cidadania entrou com representação, na última semana, na Procuradoria-Geral da República contra o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Eduardo Pazuello por prevaricação e improbidade administrativa no enfrentamento da pandemia com base no depoimento do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, à CPI da Covid.

LEIA: Governador João Doria veta Copa América em São Paulo, diz jornal
LEIA: STF manda Bolsonaro explicar Copa América no Brasil

Covas apresentou à comissão documentos comprovando uma oferta de 60 milhões de doses da Coronavac, imunizante fabricado em parceria com a chinesa Sinovac, em julho de 2020, com as primeiras entregas previstas ainda para dezembro. O governo, contudo, não respondeu.

ASSISTA: Vídeo: Senador ‘janta’ médica bolsonarista na CPI da Covid: “Nem estudou!”
ASSISTA: Vídeo: Luis Roberto diz que Copa América no Brasil é “tapa na cara dos brasileiros!”

“Caso venham a se confirmar tais informações, é plausível cogitar-se do crime de prevaricação, cabendo invocar aqui a possível caracterização de uma omissão penalmente relevante. Além disso, pode estar caracterizada, também, a prática de ato de improbidade administrativa, na medida em que teriam deixado de praticar, indevidamente, ato de ofício”, diz trecho do documento.

LEIA: Campeão mundial de F1, Lewis Hamilton apoia protestos no Brasil
LEIA: Morte suspeita de homem após ato contra Bolsonaro choca amigos em SP

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, que assina a representação, observa que milhares de vidas poderiam ter sido salvas. Conforme Dimas Covas, houve ainda uma proposta de 100 milhões de doses, feita em outubro, igualmente sem resposta. Segundo cálculo do professor Pedro Hallal, da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), ao menos 80.300 mortes teriam sido evitadas até maio deste ano se Bolsonaro e Pazuello tivessem aceitado essa proposta.

LEIA: Mandetta: Nise Yamaguchi era ‘urubu’ que queria alterar bula da cloroquina
LEIA: PDT convida senador Fabiano Contarato e frustra PT e Lula

“Estamos contando já quase meio milhão de mortos na expectativa de uma terceira onda ainda mais mortal. É criminoso que não tenhamos vacinas agora porque o governo simplesmente ignorou as ofertas. O momento exige que os homens públicos estejam à altura de sua responsabilidade. Espero que Augusto Aras cumpra o seu papel constitucional. Cada morte a mais hoje é resultado da desídia governamental e torna os crimes de Bolsonaro continuados”, aponta ele.

EUA vai executar presos com mesmo gás usado por nazistas

O estado do Arizona , nos Estados Unidos, está armazenando gases letais antes da retomada das execuções planejadas dos presos que estão no corredor da morte . Um dos gases é o Zyklon B , usado pelos nazistas para matar quase um milhão de judeus em Auschwitz.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Médico bolsonarista preso no Egito assediou mulher na Austrália

Depois de fazerem repercutir o episódio de assédio do médico Victor Sorrentino, levando-o à prisão no Egito, internautas resgataram nas redes sociais um outro caso de assédio provocado pelo bolsonarista, desta vez na Austrália, em 2014.

Leia a matéria completa aqui.

PGR pede ao STF para investigar Ricardo Salles, ministro de Bolsonaro

A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A relatora do caso será a ministra Cármen Lúcia.

Leia a matéria completa aqui.

Deputado vai ao STF para impedir Copa América no Brasil

Após a Conmebol anunciar o Brasil como novo país-sede da Copa América, na manhã desta segunda-feira, autoridades brasileiras já se mobilizam para impedir o evento que está marcado para começar dia 13 de junho.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Facebook Comments Box
Compartilhe

Written by:

1.383 Posts

View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *