China vacina em um dia mais do que Brasil imunizou durante todo o mês de maio

País asiático alcançou média diária de mais de 20 milhões de doses aplicadas; meta é imunizar 40% da população até o final de junho

A China alcançou, no início de junho, uma média diária de vacinação contra covid-19 maior do que o total de imunizações realizadas no Brasil durante todo o mês de maio.

Segundo dados do Ministério da Saúde chinês, compilados pelo site Our World in Data, o país asiático chegou, no dia 4 de junho, a aplicar 20,99 milhões de doses. Este número não é nem o maior da série – em 2 de junho, o governo chinês reportou a aplicação de 22,918 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. Os dados não diferenciam a primeira da segunda dose.


LEIA: PF indicia líder do governo Bolsonaro por propina de R$ 10 milhões
LEIA: PF diz que ‘gabinete do ódio’ atua no governo Bolsonaro
LEIA: ‘Não há crise; Bolsonaro obedece ao Partido Militar’, diz coronel


Já o Brasil, segundo números do Ministério da Saúde, aplicou 17.545.668 doses de vacinas contra a covid-19 entre os dias 1 e 31 de maio. Ainda segundo o governo brasileiro, mais de 4,8 milhões desse total foram aplicações da 2ª dose da vacina, enquanto que mais de 12,5 milhões de pessoas receberam a 1ª dose.

O crescimento do ritmo de vacinação no gigante asiático é ainda mais notável na comparação entre os inícios dos meses desde março, quando o país encerrou a imunização de grupos prioritários e deu início à vacinação em massa.

LEIA: Thiago Manga: “A Copa América foi o último suspiro de Bolsonaro”
LEIA: Felipe Neto exalta Ciro Gomes após vídeo contra Bolsonaro: “Perfeito”

Médias móveis

A diferença entre os dois países fica mais clara quando são consideradas as médias móveis de sete dias. No dia 1 de março, a China registrou uma média diária de mais de 688 mil doses aplicadas, saltando para mais de 5 milhões em 1 de abril, até começar o mês de maio com uma média de mais de 7 milhões de doses.

LEIA: Saiba quem é Castillo, que enfrentou fascismo de Fujimori e lidera apuração no Peru
LEIA: Gastos de Bolsonaro na pandemia: 90% em viagens com aglomerações

Com a média alcançada em junho, o país, que possui cerca de 1,4 bilhão de pessoas, se aproxima da meta anunciada no começo da campanha de vacinação em massa, quando se propôs a imunizar cerca de 40% de sua população até o final deste mês.

O Brasil, por sua vez, não teve o mesmo crescimento expressivo, registrando uma média diária de 205 mil doses no início de março, passando para 514 mil no primeiro dia de abril, até alcançar 757 mil aplicações diárias em 1 de maio.

No total de doses aplicadas – contabilizando ao menos uma dose da vacina – os países também apresentam diferenças: enquanto a China já alcançou mais de 777,8 milhões de imunizações, o Brasil soma 71,6 milhões.

EUA, Rússia e Índia

Nenhuma das nações mais populosas do mundo chegou perto do ritmo de vacinação diário da China. Os EUA, por exemplo, tiveram um pico em meados do mês de abril, quando alcançaram uma média diária de vacinação de mais de 3,38 milhões de doses. No começo de junho, o país norte-americano registrou uma média de 1,23 milhões.

A Índia, que também teve seu ápice de doses diárias em abril, registrando mais de 3,65 milhões de doses, começou o mês de junho com uma média de 2,92 milhões de pessoas imunizadas por dia.

No total, os EUA já imunizaram mais de 301 milhões de pessoas com ao menos uma dose da vacina, o que representa menos da metade do total chinês. A Índia, por sua vez, chegou a mais de 228 milhões de pessoas vacinadas.

A Rússia, o 9º país mais populoso do mundo e desenvolvedor de uma das vacinas mais utilizadas durante a pandemia, a Sputnik V, também não se aproxima do ritmo da China, tendo alcançado um total de 30,7 milhões de doses aplicadas até o começo do mês de junho.

Fonte: Opera Mundi

Ciro alerta militares de que Bolsonaro é ‘traidor das Forças Armadas’

Em novo passo de seu projeto presidencial, Ciro Gomes (PDT-CE) buscará afastar os militares de Jair Bolsonaro ao tentar colar nele a pecha de traidor das Forças Armadas. Ele publicou vídeo sobre o tema nesta segunda-feira (07).

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Jogadores decidem jogar Copa América, mas capitães farão manifesto

China vacina em um dia mais do que Brasil imunizou durante todo o mês de maio

A China alcançou, no início de junho, uma média diária de vacinação contra covid-19 maior do que o total de imunizações realizadas no Brasil durante todo o mês de maio.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Boicote vira manifesto; Casagrande detona jogadores: ‘toma atitude de homem’

STF retira sigilo de inquérito que investiga bolsonaristas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, levantou o sigilo dos autos do inquérito dos atos antidemocráticos, aberto após manifestações defendendo a volta da ditadura militar, intervenção das Forças Armadas e atacando instituições democráticas no ano passado.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Ao criticar jogadores por recuo a boicote, ‘Casão’ usou expressão machista

PF aponta que Michelle Bolsonaro acessou perfis fakes e golpistas

A Polícia Federal identificou que ao menos 1.045 acessos de contas ‘inautênticas’ ligadas a aliados do presidente Jair Bolsonaro – derrubadas pelo Facebook há quase um ano – partiram de órgãos públicos como a Presidência da República, a Câmara dos Deputados, o Senado e o Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército. Além disso, ao analisar parte dos perfis apontados pela rede social como falsos, os investigadores que atuam no inquérito dos atos antidemocráticos conseguiram identificar assinantes de redes privadas das quais partiram 844 acessos, incluindo uma provedora ligada à primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Leia a matéria completa aqui.

Intubado no RJ, pastor R.R. Soares ensinava oração para ‘expulsar’ covid

R. Soares, pastor fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, foi intubado neste sábado (5) devido a complicações no quadro de Covid-19, segundo informações do site Metrópoles. Ele está internado desde sexta-feira (4) no Hospital CopaStar, em Copacabana, no Rio.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Ciro Gomes chama Bolsonaro de “a própria traição encarnada”

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) publicou um vídeo na manhã desta segunda-feira (07) onde diz que o presidente Jair Bolsonaro “é a própria traição encarnada”.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Facebook Comments Box
Compartilhe

Written by:

1.338 Posts

View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *