Peru: Sindicalista está no 2º turno; adversário ainda é incerto

O Peru amanheceu nesta terça-feira (12) sem saber ainda com 100% de segurança quais candidatos disputarão o segundo turno das eleições presidenciais. Com cerca de 90% dos votos apurados, é possível afirmar somente que o professor e sindicalista Pedro Castillo será uma das opções, contra um adversário ainda incerto.

Do total apurado até o momento, Castillo obteve cerca de 19% dos votos. Na sequência, aparecem dois candidatos de extrema direita: Keiko Fujimori (13,3%) e Rafael Aliaga (11,5%).

Castillo ganhou força na última semana, durante uma disputa que foi marcada pela imprevisibilidade. Dezoito candidatos apresentaram seus nomes à população. Entre outras ações, o sindicalista tem proposto uma reforma constitucional para o país.

A eleição deste domingo também serviu para que os peruanos escolhessem os novos membros do Congresso Nacional. Cerca de 25 milhões de pessoas estavam aptas a votar.

A disputa ocorre em meio a um aumento dos casos de mortes por Covid-19 no país. Na véspera da eleição, houve 384 óbitos (recorde de toda a pandemia). Até o final de semana, somente 1,8% da população havia sido vacinada.

Com informações de agências

Compartilhe

Written by:

1.690 Posts

Siga nossas redes! https://linktr.ee/brasilindependente
View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.