Índia registra 300 mil casos de covid em 24 horas e liga alerta mundial

A Índia bateu um novo recorde de casos diários de covid-19 com mais de 300 mil novos casos da doença em 24 horas, o maior número já registrado no mundo desde o início da pandemia do coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde indiano.

Nas últimas 24 horas o país também registrou 2.074 mortes, o que eleva o balanço oficial da epidemia no país a quase 185 mil vítimas.

A Índia registra 15,9 milhões de infectados pela covid-19 desde o início da pandemia e é a segunda nação com o maior número absoluto de casos, atrás apenas dos Estados Unidos (31,9 milhões de casos). O Brasil é o terceiro país com maior número de casos (14,1 milhões).

O número de casos e mortes na proporção por sua população (quase 1,4 bilhão de habitantes), no entanto, continua sendo consideravelmente menor na Índia que em vários países.

A segunda onda da covid-19, atribuída sobretudo a uma “dupla mutação” do vírus e a várias aglomerações que favoreceram a contaminação, demonstrou a crise no sistema de saúde indiano.

No início da semana, o governo de Nova Déli impôs um lockdown na cidade de mais de 20 milhões de habitantes para conter a disseminação do vírus. A metrópole é governada por um partido que faz oposição ao premiê nacionalista Narendra Modi e acusa estados aliados do primeiro-ministro de não repassarem estoques de cilindros de oxigênio.

Lar do maior fabricante de vacinas do mundo, o Instituto Serum, que produz localmente a vacina da AstraZeneca, a Índia já aplicou a primeira dose em cerca de 130 milhões de pessoas, porém isso representa menos de 10% de sua população.

Hospitais à beira do colapso

A Índia está à beira do colapso em seu sistema de saúde, com diversos hospitais e clínicas de saúde reportando baixos níveis de oxigênio, leitos e medicamentos.

A Suprema Corte de Nova Déli ordenou ontem que o governo redirecione o oxigênio de uso industrial para os hospitais na tentativa de salvar vidas.

“Não podemos ter pessoas morrendo porque não há oxigênio. Implore, pegue emprestado ou confisque. É uma emergência nacional”, disseram os juízes em resposta a um pedido de intervenção enviada à corte por um hospital de Nova Déli.

O Ministério da Saúde indiano informou que das 7.500 toneladas métricas de oxigênio produzidas diariamente no país, 6.600 toneladas métricas estão sendo direcionadas para o uso hospitalar.

Em meio à crise sanitária, ao menos 22 pessoas morreram após uma interrupção no fornecimento de oxigênio causada por um vazamento em tanque de um hospital em Nashik, uma das cidades mais atingidas pelo coronavírus na Índia.

Fonte: UOL

João Santana Ciro Gomes

João Santana será o marqueteiro de Ciro Gomes em 2022

O publicitário João Santana, coordenador do marketing vitorioso das campanhas de Lula (2006) e Dilma Roussef (2010 e 2014), no Brasil, trabalhando para o PT, será o marqueteiro da campanha presidencial de Ciro Gomes nas eleições de 2022. Leia a matéria completa aqui.

Carlos Lupi diz que João Santana é ‘gênio’ e irá desfazer mitos sobre Ciro Gomes

O presidente do PDT, Carlos Lupi, classifica João Santana como um gênio e o “maior gol” do partido desde a campanha eleitoral de Ciro Gomes à presidência em 2018.

Leia a matéria completa aqui.

Gleen Greenwald: “Petistas não votarão em Ciro Gomes. Ponto final”

“É, portanto, perfeitamente racional que Ciro conclua que, se quer realmente ser presidente, não pode contar com o PT. Na verdade, é o oposto: ele tem de encontrar uma maneira de superar, ultrapassar ou derrotar o PT. Ele aprendeu a lição de que o Partido dos Trabalhadores não será o veículo que vai levá-lo à Presidência. Ao contrário, é um obstáculo”.

Leia a matéria completa aqui.

Ato de 1º de Maio vai reunir Ciro, Lula, Dino, Marina, Dilma e FHC

O ato de 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, será promovido pelas centrais sindicais e irá reunir políticos de peso como Ciro Gomes (PDT), Luis Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PC do B), Marina Silva (REDE), a ex-presidente Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB. O ato ocorrerá de forma virtual pelo segundo ano seguido por conta da pandemia de coronavírus.

Leia a matéria completa aqui.

Frota diz a Biden em carta que Bolsonaro é ‘Messias do Apocalipse’

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) enviou nesta terça-feira (20) uma carta ao presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, alertando contra as “mentiras” de Jair Bolsonaro (sem partido), que classificou de “Messias do Apocalipse”.

Leia a matéria completa aqui.

Renato Janine Ribeiro: A lógica de Ciro Gomes

O comportamento irascível, até temperamental, de Ciro Gomes tem uma lógica: ele acredita que Bolsonaro não irá ao segundo turno em 2022. Vejam, praticamente todos os analistas entendem que é quase certa uma disputa Lula-Bolsonaro na final das próximas eleições presidenciais.

Leia a matéria completa aqui.

Sâmia Bonfim dispara contra Boulos e PSOL por reunião com ‘bolsonarista’

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) disparou publicamente contra o colega Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o próprio partido, nesta terça-feira (20), por uma postagem que exalta a polêmica reunião entre Boulos e Marcos Pereira, presidente do Republicanos, partido ligado à igreja Universal de Edir Macedo. “O Republicanos é bolsonarista”, acusou a psolista.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Compartilhe

Written by:

1.631 Posts

Siga nossas redes! https://linktr.ee/brasilindependente
View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.