História: Lula e PT foram incentivados pela ditadura militar para isolar Brizola

Lula (PT) x Brizola (PDT) – O processo de abertura da Ditadura Militar foi um momento de extrema importância na consolidação do projeto autoritário de Estado que hoje rege o Brasil, repleto de vestígios da repressão e com um organograma político extremamente inacessível e antidemocrático. Até hoje sofremos com a falta de soberania popular no país, e um das peças mais essenciais desse programa foi a Reforma Partidária de 1979, empreendida pelo governo Geisel.

Entre as figuras desse projeto, nenhuma se destaca mais que o general Golbery de Couto e Silva, ideólogo da Ditadura e responsável pela estruturação da Doutrina de Segurança Nacional. Então presidente da Casa Civil, Golbery foi o articulador do multipartidarismo brasileiro, e um dos principais nomes que propulsionaram o nascimento do Partido dos Trabalhadores, por onde Lula ascendeu politicamente.

O programa de Golbery partia do diagnóstico de que o bipartidarismo já estava artificial e engessado para as vontades populares, tornando o regime instável. Então, era necessário dividir a oposição em núcleos conflitantes que apagassem a continuidade de arenistas e aliados do poder econômico no governo. Para isso, era necessário isolar as possíveis ameaças ao projeto liberal, sendo a principal delas o recém-retornado do exílio Leonel Brizola.

Trabalhismo como maior inimigo

O trabalhismo de Brizola ameaçava o projeto de poder fundado na Ditadura, e para impossibilitar o velho gaudério, Golbery incentivou dois golpes políticos: o primeiro era tirar das mãos do caudilho seu partido, o PTB, capitalizando-o pessoalmente com Ivete Vargas; o segundo seria criar um segundo partido autodeclarado de esquerda mas que não oferecesse uma alternativa concreta que derrubasse o governo liberal e burocrático, fazendo nascer o PT.

É claro que o Partido dos Trabalhadores possui bases próprias e autônomas de nascedouro, principalmente ligadas às lutas sindicais do ABC paulista, e que vários integrantes da base do partido não possuíam nenhuma ligação com o Regime Militar. Porém, a alta cúpula do partido, que nasceu em 1980, se beneficiou dos objetivos da Ditadura para poderem fundamentar o nascimento da sigla da maneira como ela ocorreu historicamente.

Junto a essa articulação, que tirava Brizola do centro político à esquerda, incentivou-se o nascimento do PDS, do PMDB e do PP, que reorganizariam as forças reacionárias sob a máscara do renascimento democrático. Lula, por sua vez, começara a se articular com membros do regime, o sindicalista, que já havia participado da implosão de algumas greves, saía beneficiado.

Década de 80

Em 1980, ano de nascimento do PT, Golbery deu um discurso à Escola Superior de Guerra em que traçou a armação do jogo político dos anos seguintes, chegando a fazer referências a Lula: era claro o compromisso com a capitalização da oposição e o controle da esquerda.

Compartilhe

Written by:

1.638 Posts

Siga nossas redes! https://linktr.ee/brasilindependente
View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.