Eleição no Peru: 2º turno está indefinido, aponta nova pesquisa

O resultado do segundo turno da eleição presidencial no Peru está indefinido, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Datum Internacional.

Segundo o levantamento, o professor e sindicalista Pedro Castillo segue à frente nas intenções de voto, mas com uma vantagem que vem diminuindo. Ele aparece com 42% das intenções de voto, contra 40% da conservadora Keiko Fujimori.

Até poucas semanas, a vantagem de mais de dez pontos de Castillo parecia insuperável. O segundo turno está marcado para o dia 6 de junho.

A pesquisa confirma uma tendência que se mantém desde o começo do segundo turno: Castillo é o favorito no interior do país, enquanto Keiko lidera as intenções de voto na capital, Lima.

Diante da queda nas pesquisas, Castillo tem procurado atenuar seu discurso. Ele promete uma ação mais efetiva no Estado na economia do país, proposta que tem gerado forte reação do mercado financeiro e do empresariado.

Keiko, por sua vez, tem reafirmado que manterá o ideário neoliberal que tem conduzido a política do país nas últimas décadas.

Analistas peruanos consideram que o primeiro debate ocorrido entre os dois candidatos, em 6 de maio, foi fundamental para a reação de Keiko.

Com informações da Reuters

Facebook Comments Box
Compartilhe

Written by:

1.338 Posts

View All Posts
Follow Me :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *